Publicado em: 11-12-2018

Justiça manda prender médicos que cobravam de pacientes para furar fila do SUS

By | 11/12/2018

Promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná deram início, no dia 10 de dezembro, à Operação Mustela, com vistas a desbancar um esquema envolvendo médicos e servidores públicos que cobravam valores de pacientes para furar a fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os alvos está o gabinete do deputado estadual Ademir Bier (PSD) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e outros endereços ligados a ele. No mesmo dia, 13 pessoas foram presas (12 mandados, além do flagrante de um médico que portava munição sem autorização). Outros 44 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.

Os valores cobrados dos pacientes variavam entre R$ 2 e R$ 8 mil, de acordo com o coordenador do Gaeco, Leonir Batisti. Conforme o promotor do Gaeco Hugo Corrêa Urbano, o dinheiro ficava com os médicos. O promotor explicou que os interesses dos políticos eram eleitorais e não financeiros.

Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), as prisões temporárias foram expedidas contra dois médicos, assessores, secretárias e intermediadores.

O esquema e a mustela – De acordo com o Gaeco, pessoas que precisavam de cirurgia ligavam para Paulo Roberto Mendes de Morais, conhecido como Paulinho, assessor de Ademir Bier.

Esse assessor atuava como “despachante”. Paulinho entrava em contato com médicos que cobravam propina para fazer o procedimento.

Lourival Aparecido Pavão, ex-assessor (exonerado em setembro) do futuro governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), também foi alvo de prisão. O Gaeco afirmou que Ratinho Junior não é investigado.

A ação foi batizada de “Mustela” em alusão ao gênero de mamíferos que inclui animais conhecidos como furões. De acordo com o MP-PR, as investigações começaram há aproximadamente um ano e meio na Promotoria de Justiça de Campo Largo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *