Publicado em: 10-11-2017

Medicamentos Mortais: livro explora fraudes como a indústria farmacêutica corrompeu a assistência médica

By | 10/11/2017

O site da Cojusp disponibiliza, em versão integral, a obra “Medicamentos Mortais e Crime Organizado – como a indústria farmacêutica corrompeu a assistência médica”, do renomado autor Peter Gøtzsche. O link para a obra encontra-se ao final deste texto.

A obra não faz concessões nem dissimula ao comparar indústria farmacêutica a uma quadrilha criminosa. O livro demonstra sem filtros como a ciência pode ser corrompida para favorecer determinados argumentos e como dinheiro, lucros, empregos e reputações são os corruptores mais potentes.

“Meu livro não é sobre os bem-conhecidos benefícios dos medicamentos, como nossos grandes sucessos no tratamento de infecções, doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e deficiências hormonais como diabetes do tipo 1”. Desde o princípio, portanto, o autor deixa claro que o livro é sobre as falhas do sistema inteiro de descoberta, produção, publicidade e regulação de medicamentos.

“Os efeitos colaterais do crime organizado são matanças e mortes, e os efeitos colaterais são os mesmos nesta indústria. O crime organizado suborna políticos e outros, e assim faz a indústria farmacêutica”, sentencia.

Sobre o Autor: Peter C. Gøtzsche pós graduou-se como mestre em biologia e química em 1974 e como médico em 1984. É especialista em medicina interna; trabalhou com ensaios clínicos e assuntos regulatórios na indústria farmacêutica entre 1975 e 1983 e em hospitais em Copenhagen entre 1984 e 1995. Foi cofundador da Colaboração Cochrane em 1993 e fundou o The Nordic Cochrane Centre no mesmo ano. Tornou-se professor de Delineamento e Análise de Pesquisa Clínica em 2010 na University of Copenhagen. Tendo publicado mais de 50 artigos nos ‘cinco grandes’ (BMJ, Lancet, JAMA, Annals of Internal Medicine e New England Journal of Medicine) e com trabalhos científicos citados mais de dez mil vezes, Gøtzsche refere como temas de interesse a estatística e a metodologia de pesquisa. É membro de diversos grupos que publicam diretrizes clínicas para o bom relato das pesquisas e foi coautor do CONSORT para ensaios randomizados (www.consort-statement.org), STROBE para estudos observacionais (www.strobe-statement.org), PRISMA para revisões sistemáticas e metanálises (www.prisma-statement.org) e SPIRIT para protocolos de ensaios (www.spirit-statement.org). Peter Gøtzsche é editor no Cochrane Methodology Review Group.

Acesse o livro: Medicamentos Mortais e Crime Organizado_ Como a Indústria Farmacêutica Corrompeu a Assistência Médica

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *